Pesquisar neste blog

Carregando...

terça-feira, 10 de maio de 2011

O indivíduo e a ação social

O que é ação social? 

   Muitos confundem ação social com ação homogênea, aquela que é executada por muitas pessoas juntas ao mesmo tempo, mas para o entendimento de todos, ação social é ato de comunicar, de se relacionar, tem alguma orientação quanto ás ações dos outros. A ação de cada indivíduo na sociedade não é orientada pelos demais, mas sim pela necessidade de cada um.
   Se pararmos para analisar o modo como os indivíduos agem e como eles orientam suas ações, percebe-se que as ações são agrupadas em quatro tipos:
Ação influenciada – quando os indivíduos agem influenciados por comportamentos grupais, isto é, fazem determinadas coisas porque todos estão fazendo.
Ação afetiva - quando o indivíduo pratica uma ação inspirada em suas emoções imediatas. Ele age afetivamente quem satisfaz suas necessidades, seus desejos, sejam eles de alegria, tristeza ou de vingaça.
Ação tradicional – é uma ação que tem por base um costume arraigado, ou seja, fixo  á tradição familiar ou um hábito.
Ação racional – pode ser relacionada á valores ou a fins.
Ação racional com relação a valores – o indivíduo age baseado naquelas convicções, tais como o dever, a dignidade, a beleza, a sabedoria, a piedade ou a transcedência e crê que tem certo “mandado” para fazer aquilo. Exemplo: se as consequências dos seus atos forem boas ou ruins, prejudiciais ou não, isso não importa, pois ele age de acordo com aquilo em que acredita.
Ação com relação a fins – o indivíduo pensa antes de agir em qualquer situação. Pode-se dizer que age desse forma o indivíduo que programa, pensa, pesa e mede as consequências, para que possa achar a melhor alternativa.
Então podemos perceber que o indivíduo com base no que traz dentro de si, pode muito bem escolher condutas e comporatamentos, dependendo das situações que lhe são apresentadas.
                                                                                                           (Dandara C.)

Um comentário:

  1. vc acha q dá pra eu usar esses artigos para fazer uma palestra sobre sociologia?

    ResponderExcluir